sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Alguns princípios na educação familiar no cristianismo primitivo

Este artigo do professor de teologia Isidoro Mazzarollo apresenta-nos um estudo original sobre a educação familiar dos primeiros cristãos tomando como fonte o evangelho de São João. Segundo o autor seu trabalho se desenvolve "partindo das tradições familiares judaicas, o artigo apresenta o vértice da revelação de Deus sobre a família na Carta de São João".

Acesse o texto completo clicando no link abaixo:

As heresias trinitárias e a prática eclesial da Igreja

O presente artigo pretende abordar as relações entre heresia e ortodoxia na Igreja dos primeiros séculos, apontando o surgimento das primeiras heresias trinitárias e as três modalidades das doutrinas heréticas, a saber: subordinacionismo, modalismo e triteismo. O texto aborda essas três modalidades fazendo comparações com os evangelhos sob os quais se fundamentavam o pensamento herético para confrontar com o pensamento ortodoxo além de apresentar também o trabalho de refutação dessas doutrinas por parte da Igreja que nos seus primeiros séculos de existência empreendeu uma luta constante contra tais práticas e ideologias heréticas.

Acesse o texto completo no link abaixo: 

Os Padres da Igreja e os diálogos com o pensamento clássico

Este artigo do historiador José Joaquim Pereira Melo aborda uma reflexão sobre as conexões do discurso retórico cristão com o pensamento clássico grego nos primeiros séculos do Cristianismo. Seu trabalho é essencial para compreenção da evolução da retórica cristã dos padres apostólicos no processo de fundamentação teológico e filosófico da doutrina cristã, considerando as condições necessárias para a formulação de uma paidéia cristã.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

São Pedro e São Paulo


Os Apóstolos São Pedro e São Paulo, são os grandes personagens que mais tiveram influência no Cristianismo depois de Cristo. Pedro e Paulo são os grandes Apóstolos fundadores da Igreja. Pedro iniciou o ministério da Igreja na Palestina juntamente com os outros Apóstolos, principalmente Tiago que exerceu forte influência sobre a Igreja de Jerusalém. Paulo é o grande Apóstolo dos gentios que influenciou, com suas pregações, a expansão da Igreja para além da Palestina. Ele é o grande incentivador da Igreja de Roma da qual Pedro será bispo após a perseguição de Herodes (Atos, cap. 12). Pedro e Paulo foram mortos em Roma por volta do ano de 64 d.C. durante a perseguição de Nero aos cristãos. O Cristianismo desde o início reconhece nos dois Apóstolos a fundação da Igreja principalmente sobre a figura de Pedro sob o qual o próprio Jesus havia lançado as bases de sua Igreja. "E eu te declaro: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mateus 16, 18).